Conhecimento

Para fazer uma prova grande, como o enem, vestibular ou concurso público, é preciso ter uma boa preparação e realmente se dedicar, caso contrário, a chance de perder tempo, dinheiro e esforço são muito grandes, principalmente se as vagas desejadas são muito concorridas. Nessa postagem, iremos falar um pouco mais sobre essas provas, passar algumas dicas e falar se os cursinhos funcionam para ajudar nessa jornada!

A realidade dos vestibulares e concursos

As provas de vestibulares e concursos são formadas por equipes especializadas, que fazem mais de uma prova ao longo dos anos. Em geral, são provas de múltipla escolha, mas os candidatos nem de longe podem pensar em chutar, pois as chances de obter sucesso são ínfimas, havendo até mecanismos para baixar a nota de quem sabe muito de algum assunto, acertando uma questão e errando outra do mesmo assunto.

Existem pessoas que estão fazendo provas por experiência (o que é pouco válido hoje, pois provas antigas estão na internet e não possuem taxa de inscrição) ou não se preparam direito, mas você não sabe quem serão essas pessoas. Algumas não vão às provas, mas você também não sabe qual era a condição dessas pessoas. Há um grande número de inscritos, e esse fator, mesmo que descontemos os inexperientes e despreparados é grande – e sempre, nessas condições, é preciso tirar uma nota muito alta para se destacar.

O grande número de candidatos eleva as notas de corte. Em várias universidades, o vestibular de medicina leva a mesma prova dos outros cursos, mas se torna mais difícil pela necessidade de ser mais efetivo ao responder.

Cursinhos para obter preparações

Uma pessoa pode baixar as provas antigas, buscar os editais e estabelecer uma rotina de estudos. Como são as mesmas equipes ou empresas que elaboram as provas, pode ver tendências de conteúdos mais frequentes e otimizar seus estudos. Essas dicas podem ser valiosas para tirar uma nota boa, não ótima ou excelente, para garantir a vaga.

É nesse ponto que os cursinhos entram. Além de o próprio aluno precisar buscar a matéria e entender os mecanismos da prova, que é um esforço válido, os cursinhos otimizam o caminho até a vaga. Às vezes, há boa vontade, mas sozinho é mais difícil conseguir.

Tanto cursinhos pré-vestibulares, como cursinhos para concursos levantam editais, fazem aulas on-line com professores renomados, materiais de estudo e exercícios. Também são feitos treinamentos de rotina de estudo e de memorização como resumos, mapas mentais, pomodoro, etc.

Como a aprovação é a principal busca de quem faz o cursinho, eles sempre estão acompanhando as provas, datas e características. Para quem tem interesse, pode ser interessante acessar sites de conteúdos que caem nas provas e dos próprios cursinhos. Esses cursinhos podem pertencer a escolas de ensino básico e profissionalizante, ou atuarem apenas nesse ramo.

Por fim,

Conquistar a tão sonhada vaga exige um grande empenho. Uma pessoa sozinha pode conseguir, é preciso ser persistente, mas os cursinhos, aliados a diversos materiais de estudos fornecidos ou obtidos pelo aluno na web, facilitam essa conquista!

SOBRE A AUTORIA: Esse texto é um oferecimento d’O Blog do Mestre, gentilmente publicado pelo site Divi. O Blog do Mestre é um blog que envolve entretenimento, curiosidades, atualidades e muito conhecimento!